Recolha seletiva de resíduos
A recolha seletiva de resíduos é uma prática fundamental para reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade. A gestão adequada dos resíduos contribui para a diminuição da poluição e a preservação dos recursos naturais, além de incentivar a economia circular, na qual os materiais são reciclados e reutilizados. O ODS (Objetivo Desenvolvimento Sustentável) 12, que trata do consumo e da produção responsáveis, destaca a importância de reduzir o desperdício e melhorar a gestão dos resíduos, a fim de minimizar a pressão sobre o meio ambiente. A implementação de sistemas de recolha seletiva, juntamente com a consciencialização pública, pode diminuir a quantidade de lixo destinado aos aterros e aumentar a taxa de reciclagem, promovendo um futuro mais limpo e eficiente.
Pontos de recolha seletiva na freguesia de Samuel:
Relativamente aos resíduos e à sua correta eliminação, temos na nossa freguesia, além dos diversos ecopontos, dois pontos principais: a ilha ecológica, localizada em Coles, perto da sede de freguesia, e um centro ecológico, à entrada da freguesia, no sentido Soure - Samuel.
A ilha ecológica está equipada, além de um ponto de lixo comum, com os 3 principais e mais conhecidos ecopontos: o vidrão, o papelão e o embalão. Aqui, está também presente o ecoponto destinado à recolha de óleos alimentares usados.
Quanto ao centro ecológico, este espaço surgiu na freguesia por meio do projeto municipal Recicla Soure e permitiu a criação de 13 espaços dedicados à reciclagem em todo o concelho, sendo um desses locais na freguesia de Samuel.
Os grandes objetivos destes centros é:
· permitir que a população encaminhe corretamente os resíduos que não devem ser colocados no lixo indiferenciado:
· permitir a eliminação do depósito indevido de resíduos na natureza
· e reduzir a quantidade de lixo destinado aos aterros.
Assim, nestes espaços, encontramos os seguintes ecopontos: Oleão, Lampadão, Pilhão, Ecoponto para vestuário e calçado, Vidrão, Papelão, Embalão, Eletrão, Ecoponto de recolha de óleos alimentares usados e Ecoponto para Monos (contentor destinado à recolha de colchões, sofás, móveis, sanitários, eletrodomésticos, eletrônicos e mobiliário de jardim).
Para os cidadãos, estes espaços trouxeram comodidade, uma vez que eliminaram o tempo e os custos de deslocação, permitindo a deposição de resíduos num único local, totalmente equipado com todos os ecopontos.
Recolha de biorresíduos:
Na freguesia de Samuel, contamos também com o projeto Sistema Municipal de Recolha de Biorresíduos. Este projeto financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) possibilitou ao município distribuir novos ecopontos pelas freguesias, destinados ao depósito de resíduos orgânicos. Estes novos ecopontos são identificados pela cor castanha e devem ser utilizados para depositar restos alimentares e também resíduos resultantes da limpeza de terrenos e/ou jardins (como relva, folhas e galhos).
Para mais informações poderá consultar a página Recicla Soure:
https://cm-soure.pt/recicla-soure/
Para conhecer melhor o centro ecológico clique aqui.